Artigos de validação do KOPS:
1.Yazigi, F., Carnide, F., Espanha, M., & Sousa, M. (2016). Development of the Knee OA Pre-Screening Questionnaire. Int J Rheum Dis, 19(6), 567-576. doi:10.1111/1756-185X.12447
2.Trombini-Souza, F., Macedo, I., Yázigi, F., Veiga, D., Carnide, F., Espanha, M., . . . Fuller, R. (2022). Knee osteoarthritis pre-screening questionnaire (KOPS): cross-cultural adaptation and measurement properties of the brazilian version—KOPS Brazilian version. Advances in Rheumatology, 62(1), 40. doi:10.1186/s42358-022-00274-z

Está a ser convidado(a) a participar no projeto de investigação científica que pretende estudar a prevalência da Osteoartrose (Artrose), respetivos sintomas e fatores de risco em diferentes grupos da população portuguesa. Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto PICO (Programa de Intervenção Contra a Osteoartrose) cujo protocolo está disponível para consulta em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24219758 e do Projeto SEGUEFIT aprovado pelo comité de ética da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa nº 0013/2023.
Neste sentido, solicitamos a sua colaboração no preenchimento deste questionário, de modo a dar o seu contributo para o estudo da Epidemiologia da Osteoartrose em diferentes grupos populacionais. A duração prevista de resposta ao questionário é cerca de 8-10 minutos.
- As informações recolhidas neste questionário serão utilizadas de forma agregada e anônima, garantindo a privacidade dos participantes.
- Os resultados serão apresentados de forma confidencial.
- A participação no estudo é voluntária. É livre de abandonar o questionário em qualquer altura, sem qualquer penalização e podendo ainda, se o desejar, recusar que os dados recolhidos até ao momento, sejam integrados no tratamento estatístico e integrem relatórios ou publicações científicas.
- Ao optar pelo preenchimento do questionário pedimos a especial atenção á veracidade e ao rigor das respostas de modo a que a informção seja proveitosa para o melhor contributo na investigação nesta área.
- Caso não tenha habilitações literárias mínimas (saber ler) para preencher o questionário pode pedir ajuda a outra pessoa para preenchê-lo por si.
- No caso de habitar na Grande Lisboa, poderá no futuro ser convidado a participar gratuitamente em outros estudos tais como, um programa de exercício físico, avaliação presencial da aptidão fisica e outros projetos da FMH, no âmbito do tratamento da Osteoartrose e da dor músculo-esquelética. Sempre que participar voluntáriamente poderá ter acesso ao resultado das suas avaliações e respetivas interpretações
No final do questionário terá acesso a um espaço de "Observações" onde pode registar quaisquer informações que ache pertinentes: acrescentar dados a uma determinada pergunta, deixar um comentário, etc.
Em caso de dúvida ou de necessidade de informações adicionais poderá contactar a nossa equipa de investigadores a partir do e-mail: saudemusculoesquelética.fmh@gmail.com
A sua colaboração é imprescindível para o aprofundamento do conhecimento nesta área. Obrigado pela disponibilidade!